segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Personagens" do bullying

Antes de iniciarmos as férias, a turma 41 ouviu um trecho da história do Harry Potter e a Câmara Secreta. Este mostrava uma situação de bullying, onde apareciam autores, alvos e testemunhas.
Os autores são aquelas pessoas que praticam qualquer forma de agressão presente no bullying com o intuito de magoar. Normalmente tem pouca empatia.
Os alvos são aquelas pessoas que sofrem as agressões do bullying e não falam por não se sentirem seguras. Normalmente tem baixa auto-estima, assim como poucos amigos.
As testemunhas são as pessoas que assistem as situações de bullying, normalmente não relatando a um adulto por medo de serem os próximos alvos.

A seguir segue o trecho de Harry Potter visto em aula:

“...- Ah, olha ali – disse Flint. – Uma invasão de campo.
Rony e Mione vinham atravessando o gramado para ver o que estava acontecendo.
- Que é que está havendo? – Perguntou Rony a Harry. – Porque vocês não estão jogando? E que é que ele está fazendo aqui?
Olhava para Draco, reparando nas vestes de quadribol com as cores da Sonserina que o garoto usava.
- Sou o novo apanhador da Sonserina, Weasley – disse Draco, presunçoso – O pessoal aqui está admirando as vassouras que o meu pai comprou para o nosso time.
Rony olhou, boquiaberto, as sete magníficas vassouras diante deles.
- Boas, não são? – Disse Draco com a voz macia – Mas quem sabe o time da Grifinória pode levantar um ourinho e comprar vassouras novas, também. Você podia fazer uma rifa dessas Cleansweep 5; imagino que um museu talvez queira comprá-las.
O time da Sonserina dava gargalhadas.
- Pelo menos ninguém do time da Grifinória teve que pagar para entrar – disse Mione com aspereza. – Entraram por outro talento.
O ar presunçoso de Draco pareceu oscilar.
- Ninguém pediu sua opinião. Sua sujeitinha de sangue ruim – xingou ele.
Harry percebeu na hora que Draco dissera uma coisa realmente ofensiva, porque houve um tumulto instantâneo em seguida as suas palavras...”

E você, consegue identificar quem são os “personagens” do bullying que aparecem nessa parte do livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário